A-história-do-Franchising-no-Mundo

Conheça a História das Franquias no Brasil e no Mundo

O que é Franchising?

Antes de conhecermos a história das Franquias, é importante entendermos a etimologia do termo Franchising, que tem origem nos Estados Unidos na década de 50. O Franchising ou Franchise, é quando uma empresa oferece direito de licença na utilização de sua marca para outros empresários, para que possam vender seus produtos e/ ou serviços.

Essa concessão é realizada mediante o pagamento de uma taxa de Franquia, que pode ser fixa ou descontada do faturamento da filial, dependendo do acordo entre Franqueador que é o detentor da marca, e Franqueado, que é quem se utiliza da licença da marca.

Esse valor além de dar o direito de utilização da marca, também é uma característica do sistema de franquias, que o franqueado tenha acesso a todo o know-How do franqueador, ou seja, que ele receba instruções de gestão e marketing e toda a capacitação necessária para o sucesso da Franquia.

 

Como e quando surgiram as Franquias?

A história das Franquias é bastante antiga, os pesquisadores remontam a sua origem a idade média. Sendo que a Igreja Católica, foi a primeira a utilizar um sistema similar ao franchising, claro que diferentemente dos moldes que conhecemos hoje.

Durante a Idade Média, a Igreja expandiu significativamente sua rede de fiéis e passou a oportunizar aos senhores de terra ou a “elite” da época coletar os impostos em seu nome. Assim surgiram também novas igrejas em vilarejos e lugares diferentes, uma vez que simboliza prosperidade e riqueza.

 

A história do Franchising no Mundo

 

O termo Franchising propriamente dito, no entanto, passou a ser utilizado a partir da década de 50, quando surgiram franquias oriundas da necessidade de crescimento das empresas. Assim as empresas de fabricação começaram a oferecer o direito de utilização de suas marcas para terceiros, para atingir novas regiões.

A história das Franquias nos conta que o primeiro modelo de Franquia foi criado em 1850 nos Estados Unidos. Onde a fabricante de máquinas de Costura Singer, passou a licenciar outros comerciantes para vender seus produtos em outras regiões, expandindo sua marca sem muitos investimentos.

Outra grande marca que consta da história das Franquias é a General Motors, que criou uma rede de revenda própria, que acabou por originar as concessionárias, tais quais, conhecemos hoje. E ao longo da história das Franquias, outras grandes marcas participaram do processo de formação das redes de Franquias, tais como a Coca-Cola.

 

A expansão das Franquias Americanas

A história das Franquias, ganhou um novo cenário após a Segunda Guerra Mundial. Isso porque muito soldados que retornavam para suas casas após a guerra não tinham onde trabalhar, nem tão pouco, experiência.

No entanto, precisavam encontrar formas de sustento, o que os levou para as Franquias. Assim muito se tornam donos do próprio negócio, dando origem a grandes redes de Franquias como o McDonald’s e o Burger King.

 

A história do Franchising no Brasil

 

A história das Franquias no Brasil, começou cerca de 10 anos depois da expansão no Estados Unidos, ou seja na década de 1960. As primeiras Franquias brasileiras foram as escolas de idiomas CCAA e Yazigi.

Mas foi somente a partir de 1970 que as Franquias passaram se estruturar no Brasil, e passaram a ser vistas como uma estratégia de expansão para as empresas. Neste período as marcas de varejo passaram a investir no Franchising, com marcas como Boticário, Ellus e Água de Cheiro, que são exemplos de franquias de sucesso até hoje.

Essa expansão, também deu espaço para algumas Franquias americanas se instalarem no Brasil, como é o caso do McDonald’s, que fortaleceu ainda mais a popularidade das Franquias no país. Foi mais ou menos nessa época que os primeiro shopping centers surgiram no Brasil.

Assim outras redes de varejo principalmente do setor de confecção, cosméticos, acessórios e afins, perceberam a oportunidade de expandir seus negócios. Abrindo novas redes de Franquias em todo o país.

 

A legalização do Franchising no Brasil

Em 1987, foi criada a ABF – Associação Brasileira de Franchising, que publicou em 1994 a Lei nº 8.955/94 que ficou conhecida como a Lei das Franquias, o que ofereceu aos investidores brasileiros mais segurança e confiança para a modalidade. Além disso, é importante ressaltar que a legislação deixa evidente as diferenças entre filial e franquias.

Muito em virtude disso, o setor de franchising no Brasil, passou na década de 90 por um grande aprimoramento, onde os métodos de gestão foram melhorados e a profissionalização cresceu significativamente. A chegada da internet fortaleceu esse aprimoramento e garantiu a aceleração do processo de globalização das Franquias.

 

A história das Franquias no contexto atual

Hoje, as Franquias são a modalidade de negócio que mais cresce em todo o mundo. E no Brasil não é diferente. Em 2018 o setor de franchising cresceu 7% e faturou cerca de 170 bilhões de reais.

E a tendência é que esse crescimento continue a ser gradativo nos próximos anos, sendo que para 2019, a estimativa de crescimento é de 10% de acordo com a ABF – Associação Brasileira de Franchising.

Estamos passando por uma nova geração do Franchising, que também é conhecida como a Era do Learning Network, que significa Rede de Aprendizado Contínuo. Geração essa que fará parte da história das Franquias, e que vem impulsionada pelos mercados digitais, tecnologias e aparatos de inovação.

Os franqueados vem ganhando espaço nas decisões estratégicas das franqueadoras, e com a velocidade em que as informações circulam nessa era digital que vivemos o repasse de Know-How passa a ser mútuo e cada vez mais rápido.

As tecnologias estão sendo cada vez mais aplicadas para melhorar a comunicação entre franqueadores e franqueados, que podem capacitar e gerir seus negócios de maneira mais eficiente e eficaz a cada dia.

Nesta nova era, franqueados e franqueadores passam a ser parceiros em busca de um objetivo comum que é o crescimento e a expansão da marca. Sendo que cada vez mais as Franquias se tornam uma modalidade assertiva de negócio.

 

Fonte: inova franquias

Dr. Faisal Ismail

Dr. Faisal Ismail

Olá, podemos conversar
Quero ser um
Franqueado