MARKETING DIGITAL PARA ODONTOLOGIA – capa

MARKETING DIGITAL PARA ODONTOLOGIA

Categoria: .

Você conhece o ditado: “quem não é visto, não é lembrado”? Essa frase se aplica a qualquer ramo de atividade, inclusive aos dentistas. E você profissional da área de odontologia pode  tornar o seu trabalho conhecido, captar novos pacientes, fidelizar os antigos e se sobressair à  concorrência, utilizando como estratégia o Marketing Digital. Essa é uma atividade possível, utilizando as ferramentas adequadas e respeitando os princípios éticos do Conselho Federal de Odontologia.

Todos sabemos que a internet mudou completamente o meio e o jeito que as pessoas buscam informações, assim como, produzem e consomem conteúdos.  Em tempos de vida on-line, as mídias sociais vieram para identificar as necessidades dos pacientes, por meio de comentários e recomendações. E também estão substituindo  de maneira mais ampla a antiga entrega de cartões de apresentação, indicações e ligações, que sempre foram tão usadas no relacionamento do dentista com o público.

Marketing digital 

Como a área odontológica é um dos segmentos que mais crescem no Brasil, a internet e sua abrangência tornaram-se fundamentais para o fortalecimento da imagem do dentista e de sua clínica com os pacientes, por meio do marketing digital. É uma ferramenta que  não exige grandes investimentos e de maneira eficiente torna possível sua clínica ser encontrada mais facilmente em relação a outras. E para isso são realizadas basicamente, ações e campanhas que impactam pela mídia.

Então para que você tenha relevância no mercado atual e acompanhe os hábitos do público, a chave do sucesso está em explorar o marketing digital, por isso, preparamos algumas dicas. São estratégias nessa área virtual, usando canais on-line para que seu trabalho profissional, sua clínica ou consultório conquistem relevância e consequentemente fidelizem  seus pacientes e atraia novos.

Site 

Um dos principais canais de comunicação com o paciente é o site. Por isso desenvolva um com design atrativo já à primeira vista, além de funcional, com informações sobre a clínica. Aqui é importante destacar os serviços oferecidos, localização, depoimentos de pacientes. Claro que é necessário uma comunicação acessível, boa e fácil em todos os dispositivos como celular, tablet, desktop.

A ORTOPLAN oferece um hotsite para cada clínica franqueada, onde elas podem publicar conteúdos próprios, apresentar a equipe, agendar consultas, encontrar a localização, entre outras informações.

Blog 

Essa é a ferramenta que vai criar aproximação e engajamento entre o paciente e seu serviço, clínica ou consultório. É uma forma de transmitir conteúdo de valor a quem está lendo, e também credibilidade. O blog exerce uma função informativa e educativa. Pode ser sobre determinado procedimento, dicas para manter uma boa higiene bucal ou que ajude a tirar dúvidas sobre problemas dentários. Isso dá autoridade, transmite credibilidade e fortalece a sua clínica como marca, trazendo novos pacientes. Além de manter uma comunicação mais aprofundada com o público/pacientes.

Mídias Sociais 

O Instagram, Facebook, YouTube, entre outros, são canais importantes para divulgar conteúdos úteis. Permitem estreitar o relacionamento com seu paciente e também futuros clientes, tirar dúvidas e fortalecer a marca. Saiba qual rede social seu público mais consome e invista nelas, com conteúdos informativos publicados como dicas, textos curtos.  Faça isso baseado no estudo dos hábitos do seu público e produzindo estratégias para captá-los de acordo com suas preferências, assim como imagens de antes e depois dos tratamentos realizados, depoimentos de pacientes e tratamentos finalizados.

E-mail Marketing 

Aqui temos outra maneira de distribuir os assuntos e temas postados no blog, mantendo o paciente atualizado com conteúdos do seu interesse. Essa comunicação é realizada com a permissão do mesmo.  Assim ele recebe e-mails de acordo com o que lhe chama a atenção e você vai encaminhando outras abordagens sobre a mesma temática, mantendo assim, um contato constante.

 

Com as ferramentas digitais é possível entender o comportamento do consumidor e assim aliar as expectativas e necessidades dele à sua  clínica ou consultório. E isso é realizado aproveitando o potencial das redes sociais e canais como blogs. O segredo está em identificar as necessidades dos pacientes e utilizando de uma forma eficiente o marketing digital,  para fazer com que ele encontre sua clínica ou consultório com mais facilidade em relação aos outros do mesmo segmento.

Dr. Faisal Ismail

Dr. Faisal Ismail

Olá, podemos conversar
Quero ser um
Franqueado