Qual o ponto de Equilíbrio do seu negócio.

breakeven point é mais do que um mero dado de contabilidade. É um indicador fundamental da viabilidade do seu negócio. Conheça mais e descubra como calculá-lo aqui.

Se você é um empreendedor de primeira viagem – que está no início de algum negócio, é provável que já tenha passado pela seguinte situação: em uma conversa informal com amigos, conta, empolgado, sua ideia. Os amigos, alguns entre os quais já da área, te felicitam pela iniciativa. Empolgando-se também, começam a fazer perguntas mais técnicas e específicas; como, por exemplo, “qual o faturamento para você atingir o breakeven?”

Em poucas palavras, é o ponto de equilíbrio de uma empresa.

É como o mercado se refere ao momento em que o total das receitas é igual ao total dos gastos (custos e despesas).

Quando uma empresa atinge o breakeven point, seu resultado, ou lucro final, é igual a zero. Então, a pergunta do seu amigo se referia ao nível de faturamento exigido para que seu empreendimento atinja precisamente este ponto de equilíbrio, o breakeven point.

Por que é tão importante? É fácil encontrá-lo?

Conhecer o breakeven é fundamental porque assim você terá uma noção precisa da viabilidade do seu negócio. É um ponto de referência do planejamento e da execução de suas atividades, já que, ao conhecê-lo, você consegue entender claramente o nível de vendas necessário para cobrir todos os custos envolvidos em sua operação. É a partir do breakeven que seu empreendimento pode começar a dar lucro.

Porém, encontrá-lo não é tão simples quanto se imagina. De acordo com este artigo do especialista e auditor financeiro Paulo Sérgio Dortas, para calcular o breakeven, é comum que empreendedores considerem apenas os custos diretos envolvidos na elaboração de um produto ou serviço, como matéria-prima, folha de pagamento, impostos etc.

Entretanto, além destes, devem ser levados em conta os custos que causam impacto na rentabilidade do seu negócio. Para isso, é fundamental que você conheça bem as relações entre suas receitas e seus custos. É imprescindível que saiba exatamente quais custos aumentarão ou se manterão quando houver aumento no volume de vendas, bem como qual o preço praticado para que recupere seus investimentos.

Para Dortas, este processo de entendimento passa pelo conhecimento de cada um dos aspectos que compõem o cálculo do breakeven point. São eles:

_Custos variáveis: os custos variáveis correspondem basicamente a todas as despesas para produzir seu produto ou para executar seu serviço. Ou seja, relacionam-se em proporção direta ao desempenho das suas vendas: quanto mais você vender, maiores serão seus custos variáveis.

_Custos fixos: alguns custos se mantêm, independentemente do seu volume de vendas. Alguns exemplos de custos fixos:

– Aluguéis de escritórios, lojas, armazéns, fábricas ou outras instalações;
– Salários base e os salários dos empregados, planos de benefícios a empregados, contratos de manutenção, contratos de serviços de limpeza e segurança, contratos de publicidade;
– Seguros;
– Custos de utilidades, como eletricidade, gás, água e esgoto;
– Custos de linhas fixas de telefone ou de telefone celular;
– Conexão com a internet, o custo mensal de um domínio e site;
– Impostos de bens móveis e imóveis; e
– Licenças e autorizações;

_Vendas: correspondem ao montante obtido pela comercialização dos seus produtos ou serviços. São exemplos de custos variáveis:

– Matérias-primas e suprimentos;
– Frete;
– Aluguel de máquinas, equipamentos e ferramentas para trabalhos específicos;
– Combustível;
– Horas extras do salário de empregados;
– Contrato de trabalho temporário;
– Reparos e manutenção, material de escritório;
– Chamadas telefônicas;
– Despesas de viagem; e
– Comissões de vendas.

É importante ter em mente que o breakeven representa a situação financeira da sua empresa em um determinado momento, levando em conta o preço do produto ou serviço e os custos fixos e variáveis que existem nesta circunstância específica. Assim, qualquer alteração nestes elementos vai mudar o resultado final do ponto de equilíbrio.

FONTE: https://endeavor.org.br/financas/breakeven/?gclid=Cj0KCQjw_OzrBRDmARIsAAIdQ_KMQProu4wq5TWw1zu7teDKer91tUORtddrUqApVKADr-dICWSbYy0aAk6REALw_wcB

Reunião Online permite ganho de tempo.
Qual seu ponto forte?